domingo, 13 de março de 2016



Toc - Transtorno Obsessivo Compulsivo

Dra. Terezinha Barreiro

O Transtorno Obsessivo Compulsivo é um quadro clínico que se inclui nos Transtornos de Ansiedade.
As ideias são as obsessões e as atitudes são as compulsões. Os sintomas aparecem em forma de alterações do comportamento, que são as compulsões, os rituais, as evitações e repetições como alterações do comportamento e do pensamento como obsessões sobre dúvidas, pensamentos com teor ruim ou impróprio, preocupações excessivas e da emoção, tais como: depressão, medo, aflição e culpa.

As obsessões são pensamentos ou impulsos que invadem a mente de forma repetitiva e persistente. São pensamentos invasivos como um fenõmeno natural, porém, para os portadores de TOC, estes são entendidos como indício de algum risco, gerando muita ansiedade, medo e aflição.

Principais temas associados ao TOC:

Obsessões: 



  • Preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação.Preocupação
  • Ruminação de dúvidas e questionamentos de perfeição.
  • Preocupação com simetria, exatidão, ordem, sequência e/ou alinhamento.
  • Pensamentos, imagens e/ou impulsos de ferir, insultar ou agredir os outros.
  • Pensamentos indesejáveis e impróprios sobre sexo, tais como: abuso de crianças, violência sexual e palavras obscenas. Preocupação em armazenar, poupar, guardar coisas inúteis. Preocupação com doenças ou com o corpo.


Preocupação com números especiais, cores de roupas, datas e horários que possam provocar desgraça. Ideias sobre pecado, culpa escrupulosidade, sacrilégios ou blasfêmias.


Compulsões:



  • Lavagem, limpeza , esterilização, proteção exagerada, evitação de objetos usados por outras pessoas.
  • Verificações, conferências, controles minuciosos, contagem repetitivas, postergação na entrega de trabalhos.
  • Arrumação exagerada das coisas, submissão tensa á simetria, alinhamento e ordem.
  • Comportamentos estranhos de afastar-se de facas e tesouras, lembrar cansativamente de tudo que possa ser dito, desculpar-se exageradamente.
  • Evitação de manifestações de carinho e afeto, retraimento social excessivo por medo de perder o controle, orações exageradas.
  • Guardar, colecionar e acumular coisas inúteis exageradamente.
  • Adesão patológicas a dietas ou academias de ginástica ou exames médicos.
  • Atitudes estranhas evitativas como: não pode haver uma cor definida, tal número, nunca fazer algo no dia 7...


Compulsões para rezar, repetir palavras, frases, tentar afastar pensamentos indesejáveis.


As compulsões associadas a dúvidas também podem ser mentais, como reler várias vezes o mesmo texto, visualizar várias vezes a mesma cena,... Fazem parte das compulsões as atitudes evitativas (evitar algo e/ou alguém).

As evitações existem numa forma de não desencadear as obsessões. As mais comuns são:
não tocar em maçanetas, restringir o contato com cadeiras e sofás...

As possíveis causas do TOC ainda não foi descoberta. Não se sabe se o TOC é um único transtorno ou um grupo de transtornos com características em comum, visto que há uma grande variedade de curso e respostas entre os pacientes com TOC. Sabemos apenas que lugares e/ou situações agravam os sintomas de TOC, assim como fatores ambientais e de natureza psicológica, por isso o tratamento varia muito entre os pacientes com TOC. São pacientes mais sensíveis a medos, sente-se com excesso de responsabilidade e lidam com suas angústias e temores tentando neutralizá-los através de realizações de rituais ou evitações.

O tratamento vem em forma de antidepressivos e/ou ansiolíticos e psicoterapia.

A família e suas atitudes são importantíssimas no tratamento do paciente com TOC. Poderá colaborar positivamente ou negativamente, tornando o tratamento mais difícil.


Atendimento na Policlínica Gênesis tel: (22)2643-6366 - Cabo Frio-RJ ou atendimento em domicílio para pacientes cadeirantes, síndrome do pânico, fobias, medos, instabilidade emocional...(22) 99998-4379. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário