terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Depressão e a Vida



 
E de repente você se dá conta que meses ou anos se passaram sem que tivesse participado da vida, da sua vida, dos fatos e que seus sonhos e desejos congelaram juntos com você. Sua família  e amigos já não contam com você, seja para uma festa ou simplesmente para conversar.

A depressão vem se instalando aos poucos, nunca acontece displicentemente num acordar ou no meio de um dia qualquer. Acontece sempre em decorrência a um ou mais fatores, como no caso de perdas por morte, stress, separação de casal, traumas, violência doméstica, falência de sua empresa, quebra total de orçamento, doenças graves, solidão, enfim, são muitos os motivos que podem contribuir para a depressão, mas com certeza devemos lembrar que tudo que acontece em nossa mente é sempre uma soma de fatores biológicos/psicológicos/sociais. Essa equação é de tanta importância que define indivíduos em qualquer lugar do planeta, nos diferenciando e nos tornando únicos e fazendo com que não haja um caso igual ao outro e nunca um tratamento generalizado.

O psicólogo/psicoterapeuta visa sempre o bem estar do indivíduo, tentando, junto com o paciente, a montagem desse quebra-cabeça que é a mente humana, utilizando métodos cientificamente estudados e elaborados para primeiramente haver a descoberta dos fatores que contribuíram e desencadearam o quadro depressivo, pois sem a causa não há como tratar simplesmente os sintomas, visto que esses “quase” que seguem um padrão, tais como: perda de interesse e ânimo, alteração de humor, insônia, dificuldade de concentração, sentimento de fracasso, pensamentos negativos, pessimismo, vontade de morrer, choro , perda do desejo sexual, entre tantos outros.

É importante salientar que existe um abismo de diferenças entre a tristeza/depressão passageira e depressão patológica. A primeira é um estado emocional que pode ser causado por algo e/ou alguém que impeça com que a vida do indivíduo transcorra como ele deseja, causando frustração, sentimento de impotência, falta de controle da própria vida, como se ele fosse uma folha ao vento, alternando com melhoras  e vontade de mudanças substanciais, onde essas podem acontecer no momento em que  se toma atitudes positivas em prol de si mesmo, ultrapassando os obstáculos que o impediam de realizar objetivos e sonhos, tão importantes para o bem estar e a felicidade de cada um.

Por outro lado a depressão patologia é persistente, não dando trégua, massacrando e tirando cada vez mais a vontade de lutar para sair dessa situação, fazendo com que suas forças sejam minadas dia a dia, num círculo vicioso e profundo, tirando o indivíduo da cena da vida e o colocando em águas profundas e escuras, sem que o mesmo possa se sentir capaz de uma virada consideravelmente forte em sua vida, levando em consideração que, na maior parte dos casos, o paciente nem consegue associar a depressão que sente com fatos que possam ter ocorrido para que o levasse a chegar a esse quadro.

Vale deixar claro que o maior de todos os sentimentos inerentes a depressão, desde a dor moral até o pensamento suicida, é sem dúvida alguma  a falta de “esperança”.

No momento em que todos os seres humanos tiverem esperanças de dias melhores, essa e tantas outras patologias poderão ser controladas e até mesmo eliminadas.

Artigo publicado no jornal Paraíso, Cabo Frio-Rj


Atendimento psicológico na Clínica Gênesis em Cabo Frio - tel? 22 2643-6366

Nenhum comentário:

Postar um comentário