segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012



Stress: Como o psicólogo pode ajudar quem sofre de Transtorno de Ansiedade Generalizada?




Então amanhece e você já acorda com o coração disparado. Vai tomar seu café da manhã e o falatório matinal da família o faz sentir perturbado e até irritado. Ao sair para o trabalho, durante o percurso, fica sem paciência e mal humorado.

Estamos falando de Stress, que é o responsável pelo Transtorno de Ansiedade Generalizada, ou seja, toda a rotina não-satisfatória do seu dia-a-dia acumulando mensagens no seu cérebro, que geram emoções negativas tanto para seu corpo como para sua mente, fazendo com que você saia do seu padrão de personalidade e passe a pensar, sentir e agir de forma diferente da habitual.

Popularmente falando dá-se o título de “nervosismo”, e em geral, acredita-se que realmente vai passar logo, mas essa não é a versão verdadeira. O descontrole emocional faz a pessoa perder a noção de suas atitudes, comentários e sentimentos, mesmo ouvindo de outras pessoas que “você mudou”, “está agressivo”, “não tem mais paciência”...

A importância da procura pelo profissional de psicologia, vem justamente para “descobrir” a origem de tudo que está acontecendo e então trabalhar (sempre) junto com a pessoa a “desprogramação” feita na sua mente para esse novo comportamento. É muito importante ressaltar que ninguém tem “culpa” ou “fraqueza” por estar passando por isso. Na verdade, essa “ponta do iceberg” é um grande grito de alerta de que alguma coisa não está bem. Nossa mente é tão fantasticamente perfeita que nada que nos faça mal, seja em qualquer nível, mental ou físico,  passa despercebido aos olhos mágicos da natureza humana, que com isso nos ajuda em todos os dias da nossa vida, mostrando e pontuando nosso equilíbrio/desequilíbrio no decorrer dos dias.

O Psicólogo/Psicoterapêuta, tem a  função, juntamente com o paciente, da descoberta, montagem dos fatos e a percepção destes por parte do paciente, análise de suas emoções e respostas corporais e as reações à elas, e assim levá-lo à luz da consciência e importância da mudança da rotina mental e física. A realidade pode não ser mudada, mas com certeza, a percepção dos fatos pode e deve ser modificada.

Enfim, o trabalho do Psicólogo/Psicoterapêuta é ajudar o paciente a transpor essa sintomalogia atingindo primeiramente a causa, caso contrário, sem diretriz ou cuidado especializado do profissional, o indivíduo acaba tentando aliviar os sintomas de alguma forma, sendo bebendo em excesso, tomando “calmantes” de amigos, usando drogas ilícitas e etc,  o que cedo ou tarde, agravará muito a situação apresentada a princípio.

Atendimenro psicológico na Clínica Genesis em Cabo Frio. Tel: 22 2643-6366

Nenhum comentário:

Postar um comentário