quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Exposição fotográfica exalta sensualidade de idosas no Amazonas

Ensaio foi realizado apenas com mulheres que tem acima de 60 anos.
A exposição, que acontecerá em março, será aberta ao público.

 

Marcos Dantas Do G1 AM

 Objetivo da exposição é levantar a auto-estima das idosas sem perder o respeito que a idade exige (Foto: Chico Batata/Agecom)

A exposição 'Tamoios e Porangas' será realizada no período de 6 a 8 de março, a partir das 18h no salão central do Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, Zona Sul de Manaus. A exposição mostra, em 27 fotografias, a sensualidade de mulheres com mais de 60 anos, inscritas nas atividades oferecidas pelo Ceci. Algumas das fotos foram feitas nas cachoeiras de Presidente Figueiredo, município a 107 km da capital, e outras em um estúdio improvisado no Ceci.

A exposição é aberta ao público e abre a programação especial do mês das mulheres nos centros de convivência de Manaus e do município de Iranduba, à 64 km da capital. Na língua Tupi, 'Tamoios e Porangas' significa 'velhas e bonitas'.

A mostra acontecerá no Ceci e também nos centros da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, Zona Norte, Magdalena Arce Daou, no Santo Antônio, Zona Oeste, e ainda num shopping na Zona Centro-Sul, ao longo do mês de março. Em Iranduba haverá programação especial em comemoração ao Mês das Mulheres.

Em 20 anos de carreira, esta é a primeira vez que o fotógrafo Francisco Evangelista, popularmente conhecido como Chico Batata, faz um trabalho tão inusitado, segundo ele mesmo. "Já fiz fotos de polícia, acidentes, e outras coisas mais comuns nesse meio, mas nunca pensei que poderia fazer uma sessão de fotos como essa. Quando recebi o convite fiquei assustado, porque geralmente sou chamado para fazer sessões com mulheres jovens para comerciais e afins. Trabalhar com idosas foi diferente e gostei muito", disse ao G1.

Chico Batata explicou que as senhoras foram acompanhadas por psicólogos e assistentes sociais antes da sessão de fotos e que o maior objetivo do trabalho é levantar a auto-estima das mulheres sem perder o devido respeito que a idade exige. "É claro que as senhoras ficaram tímidas no começo, isso é normal, mas todas elas tiveram o apoio de profissionais e ainda de seus maridos, o que foi fundamental pra que elas perdessem a timidez. O trabalho é de muito bom gosto", afirmou o fotógrafo.

Atendimenro psicológico na Clínica Genesis em Cabo Frio. Tel: 22 2643-6366
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário