terça-feira, 20 de março de 2012

Compulsivos por Amor e Sexo


Por Terezinha Barreiro

Compulsão é o ato de não controlar seus impulsos, desejos. 
Num mundo onde a solidão, a pressa do dia a dia, a falta de tempo e confiança no outro já domina a maior parte das pessoas, é possível entender tais compulsões com mais clareza.

Tendo a solidão como pano de fundo, pessoas se agarram às outras num tentativa desesperada de eliminar a solidão, a qualquer custo, qualquer preço. Vemos com frequência, casais tão desiguais, com brigas constantes, ciúmes exagerados, puxando cabelos e usando palavrões para a pessoa que diz amar, que só entrando em seus universos pessoais para conseguirmos “tentar” entender, além do óbvio, que essas pessoas não se amam, e sim, necessitam-se, precisam um do outro pra conseguir viver.

Triste sina daquele que cai nessa armadilha de dependência amorosa, como se NUNCA mais pudesse ser amada(o) por outra pessoa. Desesperadamente se agarra ao relacionamento falido e patético para compensar sua insegurança, passando por cima da razão e do alerta sócio-familiar, na certeza que seus sentimentos são guiados por Deus ou algo assim. Destruição de amor próprio, autoestima e personalidade são os desfechos certos para os dependentes de amor.

Por outro lado, os compulsivos por sexo já adotam um esquema diferenciado, onde não há, necessariamente, o laço afetivo, apesar de muitas vezes estar intrínseco à compulsão por amor.

Compulsão por sexo não tem cura.  Passa por cima de todos os dogmas morais/sociais, onde a necessidade do ato sexual passa a dominar os dias, as horas do dia, sua vida numa totalidade. Precisam de sexo mais do que de água para viver e como tal, buscam em qualquer lugar, de qualquer forma, jeito, com tanto que fiquem “momentaneamente” saciados.  Abrem mão de suas vidas sociais, de trabalho, de casamentos, enfim, de tudo que possa interromper ou atrapalhar sua necessidade por sexo. Escolhem sua "próxima vítima" e se afundam no mundo da pornografia, seja "in loco" ou na internet.

Fique claro que isso não acontece por questões hormonais, mas sim por fatores psicológicos, sendo esses, carência afetiva, necessidade de auto afirmação, impotência em muitos aspectos de sua vida, urgência de preencher vazios e lacunas de sua história, dentre outros inúmeros fatores. Na falta de parceiros, masturbam-se enumeras vezes por dia, até conseguirem o ato sexual desejado.

Compulsivos de amor e sexo precisam de ajuda psicológica incisiva e urgente, antes que suas vidas sejam destruídas por emoções exacerbadas e sem controle, que podem levar o indivíduo ao homicídio e/ou suicídio.

Dica:  Filme “Shame” retrata o assunto de forma bem direta. Censura 18 anos.


Ano; 2012

Tema: Drama

Sinopse: Brandon é um homem apático de 30 e poucos anos, bem-sucedido e solitário, que não pensa em manter um relacionamento com ninguém. Sua vida se resume à busca do prazer sexual. Porém, sua rotina muda com a chegada da irmã Sissy.

                                       



Atendimento psicológico na Clínica Gênesis em Cabo Frio.
Telefone para marcar consulta: 22 2643-6366


Nenhum comentário:

Postar um comentário