sábado, 5 de maio de 2012

A Súplica do Perdão


Por  Terezinha Barreiro





Perdão é alívio de culpa
É desafogar a alma, desnuda
Esvaziar sentimentos, recusa
De prosseguir  cansada, obtusa

Ressentimentos e culpas são capazes de gerar, desde bloqueios racionais e emocionais, chegando ao ponto de grande proporção como traumas e patologias. Explicando melhor, sentimentos negativos como raiva, ódio, ressentimento, arrependimento, amargura, culpa, desdém, intransigência e outros tantos que nos cercam e por muitas vezes conseguem nos pegar, constroem verdadeiros castelos dentro de nossas mentes, dia após dia, aumentando e modificando nosso pensar, sentir e comportar-se diante dos outros, da vida e de si mesmo.

Vamos nos moldando ao novo processo de “ver a vida”, sempre armados, numa tentativa constante de ataque para defender-se, sem ter mais a noção de quem realmente ataca ou não.

A generalização de tudo e de todos faz a vida em preto e branco, deixando de lado as nuances, as diferenças, os sentidos e o colorido do bem estar e confiança no outro. Mas e aí? Há solução para a modificação de tanto pesar e autodestruição?  Sempre haverá a renovação da mente para aqueles que desejam qualidade de vida.

O perdão, as desculpas, o voltar atrás, é um processo doloroso e solitário, singular. Precisamos de reavaliação de fatos e sentimentos sobre os mesmos, estarmos abertos a novas propostas, ter a mente arrumada depois do furacão.
Pedir perdão é primeiro desnudar-se de pré-conceitos, de julgamentos e atitudes que fizeram de sua vida  seu carrasco, mas, muito além disso, é pedir “autorização” ao outro para apresentar-se de forma diferente, repensada, repaginada, numa ansiedade grande de ser “aceito” dessa nova forma e jeito. Bastante difícil quando pensamos sobre perdoar, mais difícil ainda é esperar ser perdoado.

Não se iludam aqueles que pensam que apenas palavras transformam mundos. Só sentimentos atrelados a atitudes fazem a grande mudança do ser humano.

Uma simples lagarta também precisa saber a hora de refugiar-se num casulo, para então voltar ao mundo de forma bela e capacitada à voar. Assim é o perdão. É voltar a viver sob a luz da alegria e satisfação, de olhar o mundo com olhos generosos e cheios de sorrisos.


Atendimento psicológico na Clínica Gênesis em Cabo Frio.
Telefone para marcar consulta: 22 2643-6366




Nenhum comentário:

Postar um comentário