quinta-feira, 4 de maio de 2017

A origem dos pesadelos

                     
                                                                               

                                                                                                                              Por Terezinha Barreiro


Como anda seu sono? E seus sonhos?Tem tido pesadelos?
Segundo a Wikipédia, pesadelo é uma perturbação qualitativa do sono, ou seja, um distúrbio que se passa na nossa cabeça enquanto dormimos, na maior parte das vezes de origem psicoafetiva. Acontece quando seu cérebro cria uma situação e faz com que nós achemos uma solução.


A fonte dos pesadelos são uma serie de pensamentos negativos que quando armazenados em grande escala tomam conta dos pensamentos enquanto se dorme em forma de imagens e sons criados pelo cérebro.

Na visão da psicologia, temos o conceito de Freud: Este dizia que o sonho era produzido por dois elementos centrais : a "condensação" e o "deslocamento", que significam: recolher partes de diferentes períodos do desenvolvimento de uma pessoa, e reproduzi-los através de simbolismos que ocultassem seu verdadeiro significado, evitando que a pessoa entrasse em contacto direto com o material proibido ou do qual se sentia culpada.Aqueles que nos deixam frequentemente com um sentimento de estranheza podem ter um sentido oculto.

Segundo Jungfundador da psicologia psicanalítica,formulador da teoria dos complexos neuróticos e autor da teoria do inconsciente coletivo, o sonho representa simbolicamente a situação do inconsciente atual da pessoa, fornecendo um auto-retrato espontâneo e de grande importância na terapia.

.Alfred Adler , contemporâneo de FREUD salientou o complexo de inferioridade e superioridade, como elementos centrais da personalidade humana. Segundo ele, estes aspectos se expressam nos sonhos das pessoas. O complexo de inferioridade se manifesta essencialmente através de sonhos de queda, nudez, roubo, perseguição, estupro, perda de membros do corpo, regressão a etapas anteriores, como, por exemplo, sonhar que se está de volta ao ginásio, ou outra etapa qualquer já vivenciada pela pessoa. 

A compensação de toda essa inferioridade sentida, ou o desejo de superioridade se reproduz em sonhos do tipo: voar, viagens a lugares desconhecidos, experiências místicas de ausência do próprio corpo, contatos com seres extraterrestres, mas, sobretudo em sonhos onde a manipulação e o poder são os elementos dominantes.


Sonhar com a morte pode significar que alguém próximo irá morrer – ou mesmo a própria pessoa que sonhou. Lidar com a morte em sonhos não é fácil, mas em muitos casos significa um forte sentimento de mudança. É aquele momento na vida que você sente que tem que mudar de posicionamento e começar de novo.

Por outro lado, sonhar com doença ou lesão – seguida ou não de morte – pode representar dor emocional. Pesadelos em que um ente querido morre, representa o medo de que aquela pessoa realmente se vá e com ela uma parte de você mesmo seja perdida. Sonhar que está morrendo em vez da outra pessoa, significa que você é mais capaz de suportar uma grande preocupação do que pensa.

Como podemos ver, chegamos ao consenso que pesadelos fazem parte das mentes inquietas e/ou atormentadas por situações cotidianas atuais ou não. É uma resposta do nosso inconsciente ao que se está sentindo sobre o que estamos pensando. Uma vida equilibrada transparece no sonho de forma exatamente divergente dos pesadelos, ocorrendo sonhos, gostosos, tranquilos, saudosos, mas sem emoções negativas

Enfim, a ideia é que não fiquemos preocupados demais com um pesadelo,
pois, sonhos são sempre cheios de simbolismos e podem não representar o óbvio.







Atendimento psicológico na Clínica Gênesis em Cabo Frio.

Telefone para marcar consulta: 22 2643-6366

Nenhum comentário:

Postar um comentário