terça-feira, 16 de maio de 2017




Adolescência
                                                                                             Por Terezinha Barreiro
Então vamos combinar: a adolescência começa por volta dos 14 anos e vai até aos 24 anos (estudos recente provam isso).
pensando assim, temos 10 anos de provação, tanto para pais quanto para os adolescentes.

É uma época de muitas dúvidas e poucas certezas, de muitos mitos, juras de amizade e amor, amor passional, amizades seladas a sangue, amor e ódio desproporcionais, tudo muito superlativo e meio desengonçado.
Sem dúvida, um momento difícil, mas que requer escolhas do tipo profissão, que é algo que carregamos por toda vida. Acontece que o adolescente não consegue vislumbrar o termo pra toda vida. Para o adolescente, o próximo dia já é algo complicado de se programar e mensurar em sua produtividade  e vivência.
Ser adolescente é quebrar regras e tabus só pelo prazer de ser pioneiro, mal sabendo que já chegou para ele todas as consequências de todas as suas atitudes. Hora de provar de tudo, experimentar tudo com a plena certeza de ter poderes divinos, os quais não permite que ele entre numa furada. Se diz capaz de parar de fumar e beber quando assim o quiser. Usar drogas ilícitas como a maconha ou a cocaína, na certeza que isso é só pra tirar uma onda, que nós sabemos que na verdade não é assim. É a fase do experimentar o mundo, o gosto que ele tem . Cigarro e bebida fazem parte da lista.
É chegada a hora dos hormônios e estes começam a ditar regras. As espinhas falam por si. Uma enxurrada de hormônios correm pelas veias desses adolescentes, fazendo-os mudar a visão do mundo, dos outros e de si mesmo. Passam a duvidar de tudo e ao mesmo tempo acreditar em histórias da carochinha, tudo dependendo de quem conta. 

Começam as divergências de opiniões entre os pais e os filhos (também com avós e tios), ou seja, com qualquer um que não oscile pela a idade que tem. O adolescente, orgulhoso de sua grande experiência, não admite ser desacreditado, desvalorizado ou desdenhado. Ele sabe e ponto. O resto está todo contra ele e não o compreende. Nessa hora é vital que pais se mostrem bem informados e preparados para encarar essa nova criaturinha dentro de sua casa e de sua mente e de seu coração. Aliviar o famoso conflito de gerações é a grande sacada do momento. Entrar em combate pode ser a pior estratégia assim como fazer pressão demais. A tendência do adolescente é ouvir um igual e rejeitar os mais velhos. A falta de paciência é uma característica bem marcante nessa faze da vida. Quanto mais diálogos ocorrerem entre pais e filhos, maior será a chance de se entenderem. A lingua-

gem deve ser acessível, assim como ideias e planos. De nada adianta falar sobre um futuro distante. O máximo que o adolescente consegue reter são idéias a curto prazo. Ahhh, mas existem os sonhos e são muitos. Sonho de ser bem sucedido, de dirigir, de ter seu próprio carro, de morar nos EUA, de ser o melhor, de conseguir casar e ter filhos e por aí vai, mas se perguntamos como??? Aí você está estragando tudo. 



As coisas não funcionam assim para um adolescente. Não há um caminho a ser percorrido, o que existem são saltos de realizações. Como fosse surgir do nada cada coisa que idealiza, por isso são adolescentes. Sem consequências, sem estrada e sem rumo. Só tem dois potos: a saída e a chegada. . Não há meio, miolo, desenvolver da história. Serão médicos e farão e acontecerão, mas ninguém pensa em como será difícil passar no vestibular, as noites em claro estudando, finais de semana sem sair. Entrar para uma faculdade de medicina é não ter vida social nem familiar. É muito estudo e estágios. Já começa a rotina dos plantões, de ficar sem dormir e ter que ir pra faculdade estourado de cansado, aguentar aulas sem sentido, enfrentar emergências nos plantões de acidentes e doenças que ele nem sabia que podiam existir. A cabeça pira, o corpo fica muito cansado e é a hora da família dar apoio, criticar menos, mas sem passar a mão na cabeça, digo, não mimar e deixá-lo inválido em casa, como um príncipe chegando ao seu castelo, pois a vida real não é assim e ele tem que descobrir que ser médico é barra pesada e não é pra qualquer um.


A sexualidade é experimentada exatamente entre esses 10 anos de duração da adolescência e ficamos na torcida que seja da melhor maneira possível. Namoros sérios começam a acontecer mais pelo final dessa etapa, mas não devemos desdenhar dos romances da primeira fase da adolescência, pois um amor aos 16 pode ser marcado pro resto da vida. Não nos esqueçamos nunca que é a fase da lente de aumento. Tudo é muito e isso é perigoso.

A possibilidade de gravidez é o maior assunto nessa fase da vida. Não só pelo início do interesse e da prática sexual, mas porque são muitas as opiniões e poucas meninas vão ao ginecologista antes da primeira vez. A camisinha passa a ter um papel importante na vida dos adolescentes. É melhor esquecer a chave de casa do que a camisinha na gaveta.


Hoje, a gravidez na adolescência é, tristemente, uma realidade muito constante. O número de abortos baixou pela elevação dos preços (cerca de 4.000,00) e por isso vemos, hoje, muitas estudantes, de uniforme, barrigudas. É a mistura explosiva de falta de experiência x falta de aceitar conselhos x agir por impulso e achar que com ela isso nunca vai acontecer.

Vamos falar uma coisa aqui que sempre digo para meus clientes. Gente grande faz coisa de gente grande e gente pequena faz coisa de gente pequena, e sempre que essa ordem é modificada, dá errado. Sexo não é para menores de idade, porque podem vir as doenças, a prática sem higiene, a rapidinha encostada no carro, sem preparo, sem camisinha, sem anticoncepcional e sem dinheiro pra ir num motel. E ainda tem o ficar. Essa forma descompromissada de estar cada dia /hora com uma pessoa diferente. No final das contas, só falta mudar de bairro porque já não sobrou um(a) que não tenha pego.

Uma fase que requer muito cuidado sobre o álcool, que nesses tempos que vivemos está cada vez mais presente no mundo adolescente. O alto índice de alcoólatras assusta nas pesquisas e estatísticas. Cada vez se bebe mais, maiores quantidades e bebidas cada vez mais fortes. Passam dos fermentados (cervejinha) para os destilados (vodca, cachaça) e isso num estalar de dedos. É a hora da fome e da comida desregrada, muitos sanduíches, e um sono de não se manterem em pé. É a descoberta do corpo e do espelho e também dos defeitos, sim, porque quase não há qualidades no olhar crítico de um adolescente. É baixo demais, feia, gorda, magra demais, a perna é fina, não tem bunda, os seios são muito pequenos ou grandes demais, o cabelo dos meninos tá sempre coberto pelo boné e as meninas tentando mil receitas caseiras que ilustram as revistas e a web com truques mirabolantes para se ter um cabelo de comercial de xampu.

Sem dúvida é uma fase difícil, pois é a chegada das regras sociais, para cada sexo, regras de conduta e sociabilidade, cobranças das mais variadas correntes, mas não se pode negar que é a melhor fase da vida de um ser humano. Nela você é Deus e o Diabo, manda e obedece, ama e é amado, tem muitos(as) pretendentes, jorram amigos, festas, boates, churrascos, comemorações. é a fase da expectativa de frio na barriga. Tudo muito novo de viver e sentir. Tudo muito bom de provar e importantíssimo: de ser aprovado(a) por tudo e por todos.


Atendimento psicológico na Clínica Gênesis, em CboFrio
Tel: 2643-6366

Nenhum comentário:

Postar um comentário