terça-feira, 2 de maio de 2017

                               Depressão. Como se cuidar?




Por Terezinha Barreiro



Para o Dia Mundial da Saúde de 2017, lembrado em 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início a uma campanha sobre depressão, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida.
Com o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”, em português), a iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências.
Hoje são cerca  de 350 milhões de pessoas que sofrem de depressão no mundo. As causas possíveis incluem uma combinação de fontes biológicas, psicológicas e sociais de angústia. Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses fatores podem causar problemas na função cerebral, incluindo a atividade anormal de certos circuitos neuronais no cérebro.


A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais. Estes podem incluir alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima. 

A depressão também pode ser associada a pensamentos suicidas.Vários fatores podem levar à depressão, como questões sociais, psicológicas e biológicas. Estudos mostram, por exemplo, que uma em cada cinco mulheres que dão à luz acaba sofrendo de depressão pós-parto. Especialistas recomendam que amigos e parentes da pessoas que sofrem de depressão participem do tratamento. Em 1992, a Federação Mundial para Saúde Mental lançou o Dia Mundial de Saúde Mental na tentativa de aumentar a conscientização sobre as questões na área e estimular a discussão sobre os transtornos mentais e a necessidade de ampliar os investimentos na prevenção, na promoção e no tratamento.


A base do tratamento geralmente inclui medicamentos, psicoterapia ou uma combinação dos dois. Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses tratamentos podem normalizar a função cerebral associada à depressão, mas muito mais que os tratamentos farmacológicos e psicoterapêuticos é o foco no estilo de vida do paciente com depressão. 


De nada adiantarão os tratamentos com profissionais se o paciente levar uma vida de tédio, de desgaste psicológico, de agressividade e agressão doméstica, casamento falido, brigas e discussões constantes ou qualquer outro fator, como falta de dinheiro, necessidades alimentares, medicamentosas e tantas outras. É vital para a cura da depressão o tratamento em todo o sentido bio, psico, social.  Não há como separar um fator do outro, como não há mais espaço para ficar escutando a vizinha, que a pessoa tem que se esforçar, ou sair um pouco de casa nem, nem que seja pra ver vitrine. A depressão é um estado real de comprometimento emocial/fisiológico e quem não cuida pode chegar a morte por suicídio.

Atendimento psicológico na Clínica Gênesis em Cabo Frio.

Telefone para marcar consulta: 22 2643-6366

Nenhum comentário:

Postar um comentário