terça-feira, 2 de maio de 2017

                                   Dependência emocional




Em se tratando de dependência emocional ou afetiva, partimos do primeiro vínculo a ser quebrado que é o familiar, especialmente, mães e filhos. Ora um, ora outro lado desta mesma moeda se amplifica, trazendo um carência maior, sobrecarregando o outro e sugando tudo que consegue, como, energia, paciência, disposição, enfim, o dependente emocional é um carente incorrigível e infinito, pelo menos até que se trate, pois tem cura, mas na grande maioria dos diagnósticos fica claro que, em muitos casos e aspectos, não há muito interesse, e pasmem, de ambas as partes, essa tal cura, pelo simples fato de que, em geral há um custo benefício bom, tanto para quem depende, quanto para quem se entrega. Acontece uma relação simbiótica onde protetor e protegido levam vantagem nessa relação. Nesses casos será muito difícil alguém, parente, amigos ou profissional resolver essa questão. 


A falsa sensação de segurança de ambas as partes é confirmada em cada gesto de proteção, carinho, opinião, companhia. Fica difícil excluir uma das partes de ser o permissivo, porque a linha que divide o dependente do provedor é muito, muito fina. Então eu dependo de você para me sentir segura, me sentir feliz e você, por sua parte, se sente realizada em poder fazer a diferença na minha vida , fazendo-me  feliz e segura.


Existem sinais claros de dependência emocional:

. incapacidade de tomar decisões sozinho;
. ciúmes exagerado;
. necessidade extrema de atenção exclusiva;
. incapacidade de ficar sozinho;
. insegurança em seus relacionamentos afetivos, em geral,              como: parentes, amigos, companheiros(as) e até vizinhos;
. comportamento possessivo e controlador.

A grande sacada nesse processo, para que possa ser revertido, está numa auto-avaliação, conjuntamente com profissionais como psicólogos. É arrumar as malas da vida atual e viajar pra dentro de si mesmo e assim, ir tentando descobrir o que te falta e o que você tem de bom pra oferecer, também. 

É uma viagem não muito longa, mas que necessita ficar atento para que nenhum incidente retroceda o processo, tornando, assim, a pessoa mais insegura e descrente de si mesma. Reconhecer que consegue fazer algumas coisas sozinho já é um caminho. Seja um bolo, biscoitos ou ter períodos de ficar bem sozinho, quando lê um livro ou joga um vídeo game. Aos poucos, um passo de cada vez e o protetor permitindo essa separação, a tendência é o ganho de auto estima de ambas as partes. Será bastante natural cometer erros de escolha, no começo da jornada, mas vamos nos lembrar que. até então, duas personalidades se misturavam formando quase que uma só. Então é chegada a hora do auto conhecimento para haver a auto compreensão de tudo que está ocorrendo. Sem dúvida, a ajuda profissional se faz de estrema importância para que não fiquem fios soltos que possam levar a recaídas e reincidências de dependência e descaso interior. Afinal, o gostoso da vida é partilhar momentos, vivências e sentimentos com quem gostamos e não deixar de vivê-los porque você não tem mais uma vida só sua. Separar personalidades e sentimentos, não é separar pessoas; ao contrário, é finalmente ver duas pessoas, inteiras trocando ideias e emoções.
Ao final, tem-se a recompensa de ganhar a chave do próprio coração.



Atendimento psicológico na Clínica Gênesis em Cabo Frio.

Telefone para marcar consulta: 22 2643-6366


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário