Acabou! Eu quero o Divórcio.
Por Terezinha Barreiro
Quando o amor acaba, até a respiração do outro incomoda.
Desde 2015, o STJ decidiu que a partilha do patrimônio do casal que vive em união estável, não é mais automática e que ambas as partes vão ter que provar que contribuiram com dinheiro ou esforço na aquisição de bens.
Agora, a justiça brasileira determina que casal sem filhos e sem divisão de bens, pode fazer o divórcio em cartório, bastando a presença de um advogado. Caso haja filhos menores e patrimônio a ser partilhado, só em audiência, na presença do Juiz.
Como se percebe, separar está cada vez mais fácil. A dissolução é com certeza, muito mais rápida e prática do que o casamento. Mas o que está, realmente acontecendo para tantos casais estarem se separando.
A vida passa depressa demais, mas às vezes essa pressa acaba detonando pontos importantes em nossas vidas. Um deles: o casamento. Sem perceber, vai acabando a intimidade, e começando uma vontade de ter seu próprio canto. Fica cada vez mais difícil compartilhar a vida a dois, se sentindo misturado e sem personalidade.
Vai faltando diálogo, até mesmo por falta de tempo, devido aos horários de trabalho e/ou estudos e às vezes por causa dos filhos, também. A carga horários e os horários muito variados do trabalho de hoje, afeta, diretamente, as famílias. Os casais quase não se encontram, restando meio final de semana para ficarem juntos e aí que entra a matemática. Se você passa mais tempo no trabalho do que com seu parceiro(a), você corre o risco de acabar se apaixonando por um colega de trabalho. Acaba ocorrendo mais intimidade no trabalho do que em casa.
Mas para nossa surpresa, a infidelidade, segundo pesquisas feitas com brasileiros,não é o principal motivo dos divorcios. Ela é consequência. Uma pequisa chega a mostrar que somente 21% dos casais acusam que um dos dois foi infiel.
Sem sexo - seja pela rotina e/ou falta de intimidade, a quantidade de relações sexuais cai na mesma velocidade que a qualidade. Ora cansaço, ora sono, ora não está afim e os dias passam e as relações ficam cada vez mais escassas. Esse é um fator "termômetro" muito forte na relação Se isto está acontecendo, a coisa é mais séria do que se pensava.
Caminhos diferentes.. É comum que mudemos de ideias e até de estratégias e caminhos, mas quando se é um casal é importante, vital, que ambos caminhem lado a lado. Quando os caminhos tornam-se diferentes, tudo fica ais difícil. Isso inclui até mesmo fazer uma poupança para realizar uma viagem, pois a falta de apoio de um no outro acaba abrindo brechas para terceiros opinarem e intervirem positivamente a quem está necessitando de uma atenção maior. Deixar tudo nas costas um do outro, pode ser a sentença de morte de um casamento.
Hoje, a falta de dinheiro é um dos principais motivos de uma separação.Fica difícil sair de um lar confortável com os pais e arcar com tantas despesas e ver que não dá mais pra sair com os amigos, comprar "aquele" perfume ou até comer bem.
Ciúmes. Este é um fator muito sério. O ciúme pode até matar. É como comprar uma arma e deixá-la em casa, carregada. Esse é o tópico mais divulgado, depois do aspecto financeiro. Passar a levar uma vida de regras e proibições fica quase impossível, a não ser quando uma das partes, em geral a mulher, se anula e passe a ser outra pessoa. Uma pessoa infeliz, com certeza. Perda de amigos, de contatos, deixa de ir a lugares, muda o estilo de roupas e às vezes, nem pode mais visitar a mãe por causa do vizinho que já foi seu namorado.
Enfim, diante desse tópicos que podem vir a acontecer todos ao mesmo tempo, chega a violência doméstica. Muitas vezes nem é física, mas é verbal e psicológica, criando amarguras e sofrimento. Gritos, ofensas e agressão física não resolverão os problemas e num certo dia o agredido explode e pede o divórcio.
Atendimento psicológico na Clínica Gênesis em Cabo Frio.
Telefone para marcar consulta: 22 2643-6366
Nenhum comentário:
Postar um comentário